Um dos mestre do street style brasileiro, Wilson Rosa(A.k.A.Neguinho)segundo da direita

Skate no Parque

Texto por: Eric Schneider

Revisão: Betão

Futuro do skateboard do Brasil
Futuro do skateboard do Brasil

A iniciação é muito importante
A iniciação é muito importante
Skate no Parque
Skate no Parque

Meu nome é Eric Vitor Schneider sou morador de São Paulo, mais precisamente na Zona Sul, tenho 28 anos, pai de um menino de 5 anos e skatista há aproximadamente 13 anos.

Fui influenciado na época pelo meu irmão mais velho e a rapaziada mais velha que já andava no bairro em que eu morava. Atualmente sou local da pista que fica na Avenida Águas Espraiadas, mais conhecida como Pântano ou AE! Nesse momento as sessões que mais me agradam são as do banks ou bowl. Tudo que tenha uma curva, um block, cotovelos e ou uma transição pra brincar. O barulho de um block quando se faz um carvingrind é alucinante, ou quando se usa um cotovelo para passar voando.

Mas também não deixo de brincar no street, tudo depende da vibe da sessão ou do brother que normalmente te acompanha, sou adepto do estilo for fun! Corri até hoje apenas um campeonato, foi no Rio de Janeiro, de banks e fui mais pela trip do que pelo evento em si. Comecei andar nesse pensamento e sigo com ele até hoje, quanto à evolução… deixo que ela siga sua ascensão com naturalidade, o importante é a diversão e a confraternização com os amigos.

Desde 2004 venho trabalhando com eventos de skate, atuando na comissão técnica, organização, como prestador de serviços em algumas entidades esportivas. Só neste ano se não me engano foram 8 campeonatos realizados! Competições realizadas para as categorias de base e profissional.

Desde 2009 estou trabalhando em um projeto sócio-esportivo na pista do antigo presídio do Carandiru, Zona Norte de SP, conhecido atualmente como PARQUE DA JUVENTUDE, monitorando aulas de skate dentro do parque, projeto que existe desde 2008.

Amizade e skate é a combinação perfeita
Amizade e skate é a combinação perfeita

Um dos mestre do street style brasileiro, Wilson Rosa(A.k.A.Neguinho)segundo da direita
Um dos mestre do street style brasileiro, Wilson Rosa(A.k.A.Neguinho)segundo da direita

O projeto se chama SKATE NO PARQUE, ele é realizado pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE SKATE ( www.fpsk8.com.br ) atualmente entidade presidida pelo Prof. Roberto Maçaneiro, junto a Secretaria de Esportes Lazer e Cultura e o Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que o projeto atualmente se encontra em fase de renovação não por parte dos realizadores, tendo seu contrato vencido em setembro deste ano.

O projeto é considerado inovador e pioneiro porque seu atendimento vai muito além das aulas de skate ou da orientação direcionada aos praticantes, pois conta com uma equipe multidisciplinar que atende os alunos inscritos nas aulas/turmas de skate semanalmente, assim como qualquer skatista que freqüenta a pista também. Nessa equipe temos a disposição dos Skatistas os seguintes profissionais: Professor de educação física, médico, fisioterapeuta, psicólogo e monitores.

Nomes como Wilson Rosa “Neguinho da Anarquia!”, Francisco Presotto “Cisco”, Bruno Filgueiras, atuaram esse ano neste projeto que vem firmando cada vez mais sua identidade cultural dentro do parque, tendo grande destaque entre as modalidades e projetos esportivos que ali são desenvolvidos, como kick-boxing, taekowndo, danças e etc.

Diante dessa realidade aproveito a oportunidade para dizer em nome de toda a equipe que realizou esse fantástico trabalho nossas grandes expectativas de que ele continue a acontecer nos próximos anos.

Minha principal meta é finalizar meu curso de educação física, dando seqüência no meu processo de aperfeiçoamento, tirar do papel alguns projetos pessoais, dar continuidade aos já existentes e claro como a maioria dos skatistas, cada um dentro da sua “veia” do mercado, quero continuar a colaborar para o crescimento do nosso esporte, a viver com os frutos do meu trabalho.

Segue mais fotos do projeto e meus agradecimentos a você Thronn por ter me dado a oportunidade de apresentar nosso trabalho e usar seus meios de comunicação para divulgar e nos ajudar a continuar nessa grande corrida para o crescimento do e no skate em nosso país.


Posted

in

,

by

Tags:

Comments

21 responses to “Skate no Parque”

  1. Tai Tai Avatar

    Caralho ! Esse é o Neguinho da Anarquia ? Que prazer em vê-lo de novo na foto. Me lembro das sessions que a gente fazia e do campeonato em Novo Hamburgo onde uns 15 skatistas se amontoaram no mesmo quarto. Ninguém dormiu, só falou besteira a noite toda e rindo muito: Eu, Neguinho, Cândido Neto, Folha, Ed, Yura …

  2. Renato Sales Avatar
    Renato Sales

    Styleeeeeee Erick !
    Sempre apreciei essa iniciativa de voces ! , doulginhas um cara muito firmeza também considero Demais !
    Espero que esse projeto de voces estenda por muitos e muitos anos , que voces vejam seus alunos evoluirem cada vez mais , e ve o futuro do skate passando por suas mãos !
    Grande abraço Erick ! e outro abraço pro trhon por deixar voce postar o seu trabalho pra que todos vejam essa sua iniciativa que é muito style
    Tamo junto.
    Fica na PAZ!

  3. pablo groll Avatar
    pablo groll

    Muito style é disso que o Brasa e o skate no mundo todo precisa!!style Erik

  4. rocha Avatar
    rocha

    ae naip demais eric , parabens pelo trampo e pelo role

  5. Leandro Pires Avatar

    É isso ai mulek ! Parabéns ! Você merece, ta na batalha a muito tempo…..ja é hora de colher frutos e esta matéria é um pouco do que vem por ai

  6. Sem Lixa Avatar
    Sem Lixa

    certo familia, carandiru familia nóis ki tá

  7. Thiago Candal Avatar
    Thiago Candal

    AE fotinho do Eric só faltou o crédito do fotografo… temos que valorizar todos os envolvidos nesses projetos!

    Parabéns a todos!

    Skate para alma!

  8. Carlos Pretto Avatar
    Carlos Pretto

    Show…………parabens………continue nesse caminho………abraço

  9. emerson Avatar
    emerson

    muito style essa reportagem…esse seu depoimento man….
    continue assim, incentivando o skate a crescer nessa proporção q ele merece, skate sempre!…valeu Eric

  10. igor espra Avatar
    igor espra

    daoraa eric valorizo demais a idéia parabens vamo andaaaaaaaaa

  11. Charaba Avatar

    O Eric é um exemplo que sigo direto, alem de um grande talento no Skateboard, tem o amor e a humildade pra passar todo seu conhecimento, tenho o maior orgulho de falar que é meu brother que dá aula la no parque … e pra comentar dos clicks aqui, é facil fotografar o Eric, dificil é escolher qual ficou mais style !!! grande abraço

  12. Peter Avatar
    Peter

    AE pantano represents!!

  13. Ricardo Tossi Avatar

    Parabéns rapaziada, muito style! a reportagem, a atitude, a solidariedade, o skate na veia, e a moral de passar para essas crianças, sensações únicas que o skate nos proporciona e também repassar todo esse conhecimento que o skate nos traz! Deus abençõe seus roles, suas ações!! somos nós!

  14. Cassio machado Avatar

    Grande trabalho parabéns a todos os envolvidos.

  15. Alexandre Brasil José Avatar
    Alexandre Brasil José

    D+ a inciativa de inclusão social, o sk8 é mágico nesse aspecto, super democrático, sem preconceitos de classe, cor, religião, estilo – seja hip hop, sk8 punk, etc – pelo menos, pelos verdadeiros sk8rs!

    Neguinho um mestre de estilo, técnica em prol do sk8! sempre!

    Abraços do seu brother do sk8 de Pira e das baladas rsrs

    Saudades man!

    É noises Wilson!!

    Bela matéria Thronn – Parabéns a todos do projeto!

    Alexandre “Teba” Brasil – Piracicaba – SP – Brasil 27 anos de sk8boarding!

  16. cisco Avatar
    cisco

    Parabens eric por mais esse trampo,eu só tenho a agradece por ter a oportunidade de faze parte dessa evoluçao do skate,é isso q fortalece o skate no brasa,esse tipo de trabalho mostra realmente o que o skate é d verdade,e o força q ele tem sobre nossa vida,fazendo disperta a vontade de c supera a cada momento,skate é vida!!!
    Quero agradece a fps pelo projeto, em especial ao presidente roberto massaneiro grande amigo,q faz muito pelo skate,e tamben aos alunos q eu tive o prazer de passa um pouco do q eu aprendi nesses vinte anos de skate.

    Um grande abraço a todos os skate board!

    É noisss AE!!!

  17. Smith Grinders Team Avatar

    Grande iniciativa!

    O skate precisa de de gente assim…

    Que chega e faz!

    A garotada agradece…

    Isso vai fazer diferença positiva na vida deles…

    Sucesso e saúde a todos!

    Sk8 4 Ever…

  18. fabinho sktlixos Avatar

    legal erik, skt ate a morte, ensinando para as criança legal mulk, abrç!

  19. daltonman Avatar

    parabens muleque que DEUS possa esta sempre olhando esta sua boa vontade de ajudar os outros ainda mais atraves do skate ,que vc possa estar sempre quebrando tudo e cada dia prospere nas açoes da mulecada ,futuro leque futuro ,é isso aeeww nota mil lllllll

  20. Eric Schneider Avatar
    Eric Schneider

    Obrigado a todos pelas palavras e incentivo ! eu e todos que participaram deste projeto estamos torcendo para que um novo ciclo de atividades se iniciem, e que este trabalho de muita dedicação e seriedade continue a acontecer.

    GO SKATE !!

  21. Felipe Guimarães Avatar

    Parabéns Eric pelo seu incentivo com as criançadas…
    Pesado as fotinhas!!!! SKATE OR DIE!
    Aloha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *