Podemos falar? Claro que pode!
Texto, Thronn
Nota do editor
Este ano de 2010 foi um ano muito generoso com o skateboarding mundial e principalmente com nós, brasileiros. Vivemos momentos emocionantes de destaque e levamos o skate brasileiro nos limites. Estivemos à frente em quase todas as categorias do nosso esporte e estamos chegando perto naquelas em que não dominamos.
Nos XGames, tivemos o menino Pedro Barros, que sagrou-se campeão do Super Bowl. Bob Burnquist, o nosso embaixador, consegue levar o primeiro lugar com uma competição que estreiou no meio de tantas outras categorias no XGames, eu digo – o perigoso Mega rail.
A princesa das ruas, Letícia Bufoni, nos deu várias alegrias esse ano levando vários campeonatos de bandeja para nossa felicidade, Maloof , XGames e outros.
No Brasil, aconteceram campeonatos grandes e milionários, apesar de a premiação não estar aos pés dos eventos do Estados Unidos, ainda assim o Brasil estava lá detonando tudo com seus filhos do skateboard.
Um ano maravilho tem sido para nós e só temos que comemorar e agradecer a Deus, Alá, Buda ou ao santo que você for devoto.
A Tribo Skate com grande estilo ressuscita o campeonato da ladeira da morte e reúne amantes do skateboarding de várias gerações num feito inédito. O rei do DownHill Slide, Sérgio Yuppie (reconhecido mundialmente), não deu mole e levou o campeonato seguido por uma geração que vem competindo internacionalmente.
Se no slide o Yuppie domina, nas outras modalidades de ladeira o Brasil também vem mostrando competência. Thiago Gardenal passou três meses na Europa correndo eventos de slalom e sagrou-se campeão mundial amador pelo ranking da ISSA. No cenário do speed, o Douglas Dalua foi eleito o “Speedboarder do Ano” pela conceituada revista Concrete Wave, e alcançou o 4º lugar no ranking da IGSA – uma façanha, considerando o fato de que o ranking tem mais de 850 competidores!
No circuito da World Cup Skateboard não teva para ninguém: levamos tudo pra casa. Pedro Barros primeiro no bowl, Marcelo Bastos em half pipe, Letícia Bufoni skate feminino e Rodolfo Ramos no street style.

Um grande presente de Natal dado a nós todos do skateboarding foi a realização do campeonato da RTMF em Florianopolis, de nível internacional, contando com lendas do skate norte-americano que competiram por equipes misturadas com os nossos irmãos. André Barros, o mentor desse evento, mostra que tem força colocando Florianópolis no calendário mundial do esporte.
No cinema também tivemos uma inserção importante, com o filme Dirty Money exibido nas telas de Hollywood. Na sequência, pela primeira vez na historia do skate mundial, um festival de cinema só para o skateboarding, o “Los Angeles Skate Film Festival”, que veio com força pra ficar e sagrar-se como o Oscar pra gente.
O tão esperado “Vidas Sobre Rodas”, feito pelo Daniel Baccaro (ele também um Ultra- boy), foi tão esperado o ano todo. O resultado do trabalho de 5 anos se fez jus, pois na estréia foram mais de 2 mil pessoas numa premiere, recorde falando de um filme de skateboarding, filme esse que recebeu excelentes críticas especializadas no Brasil.

O ano finaliza com “Favela em Ação”, filme de Jailson e Lobão com sucesso. Também marcou o início da produção do doc “É Nóis Subindo a Ladeira”, do Eloy Figueiredo, o primeiro filme que aborda o cenário das modalidades de ladeira no nosso país.
2010 também foi um ano muito importante para o nosso website, que saiu da dependência dos webmasters – que às vezes o deixaram sem manutenção e complicando as notícias chegarem até vocês. Mas a independência veio com essa nova versão, que nos proporcionou assinar nossa liberdade.
Vieram somar ao website o Alberto Betão, na correção de texto e edição, e o mestre Tai Tai na direção de arte, dando manutencão e deixando mais legível. Agradeço muito a esses caras que estão comigo todos os dias na internet.
Completamente undeground, estaremos sempre informando dentro do nosso possível o que acontece no skateboarding no mundo.
Para esse próximo ano, estaremos abertos à possibilidades de recebermos matérias feitas por vocês de alguma parte do mundo.
O website agora passa a contar com maior participação do seu público. Se você mora em algum lugar e quer divulgar, relatar alguma situação sobre nosso esporte, estaremos de janelas e portas abertas para recebermos sua notícia e publicar aqui. Pode mandar material de música, skateboarding de qualquer modalidade e de artes. Dependendo do conteúdo de seu material, poderá ser publicado na nossa revista impressa que estará no próximo ano nas skateshops.
Como isso, o website se tornou um patrimônio público e você pode participar. Contamos contigo, use o nosso espaço à vontade e sinta-se em casa!
Do fundo do meu ser e da minha alma, eu amo o skateboarding e esse amor nunca doeu no meu coração, só me deu alegria, força e vida.
Abraços e beijos para familia skateboard.
Feliz 2011!
Antonio dos Passos Jr.(Thronn)




Leave a Reply