Dirty Money aguardada Premier

por Thronn

sampa champ-1

Mais uma vez neste mês de abril, um pedaço da história do skateboard brasileiro desembarcou aqui em Los Angeles, Califónia.

O documentário é sobre o vídeo ‘’Dirty Money’’, rodado no Brasil nos anos 90. O evento reuniu várias pessoas ligadas ao skateboard brasileiro e norte americano.

Bob Burquist, Fabio Cristiano e de fundo Ale Viana
Bob Burquist, Fabio Cristiano e de fundo Ale Viana

O Dirty Money é uma prova de uma visão positiva e coletiva de uma turma de amigos que conseguiram visualizar o futuro do skateboard que viria à tona.

Nesta fita, a história é bem mais detalhada do que a gente assistia antigamente nas fitas de vídeo originais .
Para esse documentário foram resgatados fatos históricos da economia brasileira, como o plano Collor que afundou o Brasil num grande caos, passando por Tangredo Neves e pelas eleições diretas.

A trama do filme se desenrola entre garotos de São Paulo ligados pelo skateboard, pelo respeito, amor, família e amizade .

Rua pura
Rua pura

Com altos e baixos da situação de um país em desenvolvimento, eles nunca deixaram de acreditar no esporte e tentaram de todas as maneiras sobreviver sem mudar o seu estilo.

Na época em que o filme foi feito, nos anos 90, ocorreu uma ressaca no skateboard mundial. Os half pipes e outras pistas verticais desapareceram do mapa, raramente campeonatos aconteciam. No final de 89, uma nuvem negra aterrizou em cima desse eporte no mundo inteiro. Publicações americanas estampavam nas capas a sua morte.

Ricardo Moltalban Theatre,Hollywood
Ricardo Moltalban Theatre,Hollywood

Muitas baixas em todos os meios de fornecimento de alguma matéria prima para fabricação ou mão de obra em prol do skateboard desapareceram, firmas terceirizadas ou não começaram a falir.

Foi neste cenário catrastrófico da economia brasileira que nasceu uma esperança no esporte, vinda desses garotos por quem eu as vezes pude torcer em eventos de amador um e amador dois. Eles seguravam como podiam o skateboard.

Nessa época eu fui morar em Recife, Pernambuco, em 90, não aguantei o tédio de São Paulo e ver a megalopilis com milhões de habitante sempre reclamando e colocando toda culpa no governo sem animo de lutar.

Alexandre Viana
Alexandre Viana
Fabio Cristiano
Fabio Cristiano
Rodrigo Petersen
Rodrigo Petersen
Ricardo Koraicho
Ricardo Koraicho

Eu só regressei quando Brasil foi tetra campeão de futebol e deposto o presidente que havia levado o pais ao coas e desgraça, isso era 94 e já estava um clima de levanta Brasil.

O documentário frisa bem essas fase economica brasileira muito bem explicada por um locutor Americano pros americanos entenderem melhor nossa história dentro do esporte que eles criaram.

Conta no documentário um fato que já vinha ocorrendo desde anos 80 o street style estava suportando todo peso do skate que se desmantelava no mundo inteiro.Modalidades com o free style foram banidas dos eventos e os streeteiros não deixaram o esporte cair acreditando e sem perceber estavam até ditando moda.

São Paulo o joelho do Brasil
São Paulo o joelho do Brasil

Hoje os streeteiros são a maioria no esporte. São consumidores massivos não só de skate mas de música, arte, vídeos, equipamentos para estúdios, revistas, livros, eletrônicos, calçados, roupas etc…….

A reação do público foi excelente. As pessoas aplaudiram e se empolgaram o tempo todo. Eu destaco o “Davi Toledo” que contava sua versão num tom divertido e todos achavam engraçado.

Alexander Viana deu seu discurso falando da época e dificuldades, Bob falou sobre a escassez de pistas na época em que ele começou a fazer street style. Fabio Cristiano, o mais aplaudido, discursou em português e mandou bem seu recado.

Pastor Daniel Trigo
Pastor Daniel Trigo
André Genovesi
André Genovesi
Marcelo Kosake
Marcelo Kosake
Bobinho e Duzinho
Bobinho e Duzinho

Rogerio mancha foi garoto que veio do vertical pro street e nunca mais voltou pro vertical, um dia ele me disse:_ ”Graças a deus eu faço street style” relatou a seu fazer quando deixou de ser um garoto enlatado de uma pista e passaou a pegar onibus, dividir suas coisa com os amigos de rua, passando uma vivencia de amadurecimento como humano.

Norbeto Aguilar o caera mais respitado da rede Globo também falou sobre a sua indentificação com skate pois tinha observado uma liberdade ja mais vista.

Qual esporte voce pode escolhe a musica pra performance nas pistas de competicões?? Ele Ele comparou com futebol, voleibol, natação e muito outros deixando bem cloro que o único esporte que da essa liberdade pro atleta nesse caso é o skateboard.’’Anarquia Purinha’’

Linconl Ueda e Bob Burnquist
Linconl Ueda e Bob Burnquist

Festa regada e muita caxinha , pão de queijo, energéticos e cerveja à vontade.

Esse foi um passo muito importante para que os americanos entendessem porque o Brasil é o maior exportador de skatistas na modalidade de street style, vertical, down hill, freestyle, speed e mega rampa .

Agora que está dando uma clareada na economia, os empresários tem o dever cívico de mandar os atletas correrem fora do país. Se tiverem a capacidade de enxergar que essa atitude fortalece a história de nossas vidas…

Skatistas e senhoritas, não percam a oportunidade de assistir a esse documentário feito com amor, por essa galera que hoje é orgulho do Brasil por onde passam.

Fabio Cristiano e Erik Koston
Fabio Cristiano e Erik Koston

Nossos representantes skatistas presentes – dos Estados Unidos vieram: Bob Burnquist, Lincon Ueda, Renato Cupim, AntonioThronn, Ninton Neves, Daniel Trigo, Lucio Mosquito, Liza, Anna Paula, Fabrizio Cara de Sapo, Marcio Torreta, Danilo Cerezine, Jhonny L.D.R, Andre Genovesi e o Paulo Castro (skatista das antigas do street que hoje é gerente do Citibank e cuida dos meus milhões de dólares hahahahahahahahahahha.
Vieram do Brasil: Fabio Cristiano, Marcelo Kosake, Bobinho, Duzinho, Cida e Cezar Gordo.
Filme de Alexandre Viana skateboarder, fotógraf e editor da revista 100% skateboard, que é uma publicação considerada no brasil uma divisóra de águas, também está sendo chamado de Steve Rocco brasileiro.
Se quiser, deixe um comentário sobre o filme no final da página.

Sem comentários
Sem comentários

Filme de Alexandre Viana skateboarder, fotografo, editor da revista 100% skateboard que e uma publicação considerada no Brasil uma divisora de águas e o diretor Ricardo Koraicho, também está sendo chamado de Steve Rocco brasileiro.

Se quer deixar aqui seu ponto de vista sobre esse filme tudo bem vá no final da página e deixe seu comentário

valeu galera .


Posted

in

, ,

by

Tags:

Comments

31 responses to “Dirty Money aguardada Premier”

  1. Alexandre Vianna Avatar

    Obrigado Thronn. Muito respeito e admiração pela sua trajetória e seu importante papel como skatista da década de 80. Até hoje você é uma grande referência e ídolo pra mim. Como diríamos naquela época: OLIOZZOOO! Vamos atravessar essa vida de ollie meu truta.

  2. Roger Mancha Avatar
    Roger Mancha

    Thronn você é foda muito style a melhor materia que eu vi do Dirty money,como o Ale dsse voce sempre sera nossa grande referência,um dia disse para o Klaus ,sobre o termo ollioso e ninguem entendeu !!!!!!Valeu por ter me mostrado o street,voce Beto or die,Rui Muleque e o crew dinheiro sujo,forever skate somos uma familia só

  3. Vina Avatar
    Vina

    Muito bom!!! Me senti honrado em ter participado dessa premiere! Dirty money tinha que ser materia de escola no Brasa! Aula de Historia! hahahah sumemu!!!

  4. paulo brown Avatar
    paulo brown

    salve, gente!!! não assisti ao DIRTY MONEY, mas fui skatista nos anos 70 junto com meu brother bola, calé, formiga e charles putz entre tantos outros, pois o skate nos dava aquela sensação de liberdade e particularmente tinha como idolos tony alva, laura turnhill, tom ynoie, larry bertleman, pig city e dog town…parabéns pelo filme que enfoca época inesquecível… SKATE OR DIE

  5. MM Avatar
    MM

    Ju, o maximo!!!! muito orgulho desse super trabalho com gente que vale a pena!!! Parabens!!!

  6. flavio samelo Avatar

    é thronn, vc é foda mesmo…… correria!

  7. norberto Avatar

    PARABENS THRONN!!!!!!MAIS UMA GRANDE MATERIA!!!!!!O SITE TA
    MUITO BOM!!!!!!!! MUITA INFORMACAO E QUALIDADE!!!!!
    CONTINUE ASSIM, SKATE SEMPRE!!!!! NORBA

  8. Paulo Castro (Paulada) Avatar
    Paulo Castro (Paulada)

    Fala Thronn!! Parabens pela materia, muito legal!!! Pequena correçao, eu andava com Chupeta, Cesinha, Chaves (chaveco), Samuca, Daniel Trigo, Digo; soh os cara fera, mas eu andava no Skate, os caras andavam De Skate!!! hahahhahah…
    Valeu Bro! Seus Milhoes estao em boas maos…

  9. Eduardo Braz Avatar

    Certo Thronn !! vc foi o cara do Brasil dos anos 80 !! street de verdade !!
    Respeito por vc sempre !!
    Skatenaveia !!
    ABÇ
    Duzinho

  10. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    Salve grande Nesio, concordo com td que o povo esta dizendo sobre sua pessoa, afinal, eu, o Bolota, o Tijolo e o Skin, foram as primeiras pessoas que vc acabou conhecendo, na epoca do surgimento dos Ibira Boys, lembra que vc pegou meu sk8 para dar um role, e ja saiu mandando ver nos space walk e 360, hehe … mta saudades daquela epoca, onde ter feeling e conceito era primordial, so nao consigo concordar com essa frase, desse filme que diz ser a geraçao que tranformou o skate no Brasil, como assim? sendo que nos, fizemos parte da criaçao dessa modalidade por aqui, antes de mtos deles teram nascido, afinal viemos de uma geraçao pos Wave Park, andamos de sk8 desde o final dos anos 70, e passamos por quase tds as geraçoes do skate, ate os dias de hoje! sem tirar o merito de mtos dos participantes desse filme, mas a historia e bem diferente, quem viveu intensamente td essas epocas, sabe do que estou falando, esse ano completo 33 anos em cima do carrinho, e de profissional a 25 anos, se mtos de nos nao mastigasse esse esporte, nenhum deles existiriam! um grande abraço e fica com Deus, Bro!

  11. Skate é vida Avatar
    Skate é vida

    Animal, apos conhecer o skate e a queda do skate em 80´s eu voltei a andar de skate no começo dos anos 90…

    Por coincidencia o video de skate em VHS que rolava na banca dos brothers era um Dirty Money que na sequencia passava o PLAN B – no ano de 1992…

    E os brasileiros estavam destruindo andando muito ja com os shapes double tail he he que era a maior novidade.

    Inspiração e momento único do skate que passou por uma revolução nessa determinada época!

    Em outras palavras o pessoal do Dirty Money simplesmente reescreveu o skate !!!

    Moral Thronn, lenda viva do skateboard, eterno mestre!!!

    Nessa mesma época anos 90 os skatistas se reuniam no BAR DO THRONN , TAMBORES DE JAH, altas baladas e muita pinga com ervas anti ressaca produzidas pelo proprio THRONN, ta faltando isso ai em Venice para completar a festa hehhehe

    XOTA DA INDIA!!! INTERGOROS!!!!

    Vida Longa!!!
    .

    YEAH!!!

    .

  12. =) Avatar
    =)

    Alex Jones e The Morpheus Brasil PALESTRA DIA 15/05/2010 EM SP (11) 3862-0530

    Lula assina “nova lei” sem ler (vem ai nova ditadura)

    http://www.youtube.com/watch?v=AcpmKTLHUqg

    URGENTE – Lula vende o Brasil para a Nova Ordem Mundial – 01-02

    http://www.youtube.com/watch?v=0gacTVCMn3s

    URGENTE – Lula vende o Brasil para a Nova Ordem Mundial – 02-02

    http://www.youtube.com/watch?v=C6WYy9_URv8

  13. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    correção, a queda do skate foi no incio dos anos 90, e a giria Yeah! e dos anos 80!

  14. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    tds essas tranformaçoes nao e exclusiva do skate, e sim de um mundo globalizado!

  15. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    style essas novas tranformaçoes q foram criadas? tanto que nos eventos, os amadores estao ganhando motos, lap tops e etc. os profissionais estao c matando pra ganhar mil reais, irado!!!

  16. "MAUÀ" Avatar
    “MAUÀ”

    -È a mais pura verdade è fòda…

  17. Skate é Vida Avatar
    Skate é Vida

    é verdade a giria YEAH anos 80… mas o skate voltou a vida em 1992 se a queda foi no final de 90.. foi uma mini queda rapida =)

    eu considerei 1989… 90.. final de anos 80

    é realmente a globalização começou a rolar bem nesse periodo de tempo da para relacionar mesmo.

    porém coincidiu dessa geração dos ano 90 alavancar o street com manobras de freestyle, q sim foi uma revolução

    que como vc mesmo disse e percebe não parou jamais…

    conclui-se que a natureza do skate é revolucionar sempre

    sabias palavras mestre Kim

    valeu

  18. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    cada epoca teve suas evoluçoes, nao quero tirar o merito dos praticantes dos anos 90, mesmo pq, tbm fiz parte, mas sim deixar claro que tds as epocas foram revolucionarias, que sem os anos 70s nao existiria os 80s, 90s e assim por diante, so nao podemos nos esquecer que o nosso esporte e mto mais amplo e q tbm existe historia, cultura e conceito! grande abraço a todos!

  19. Skateologia Aplicada Avatar
    Skateologia Aplicada

    Skate, Revolucionario sempre

    Essa geração pós 2010 ta alucinando

    http://www.youtube.com/watch?v=UZR5W-Pu51k

    Mortal pulando escada e caindo no skate…

    Parece até que criaram uma nova modalidade….

    Sinceramente… SKATE 4 FUN era uma modalidade inspirada pelo Thronn…

    Mas SKATE 4 PARKOUR FUN é novidade =)

  20. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    ae Nesio, tirou a foto do cara q transformou o skate no Brasil, kkkkkk puta mentira!

  21. Ale Martins Martiano Avatar
    Ale Martins Martiano

    Quem é o cara do skate então Sr.DanielKim?Já que voce acha que é o DR do Skateboard brasil? Deve ser no mínimo o Mauro Mureta, que voce baba egg dele sempre né! Como voce pode ser tá paga pau? Na minha opinião ao invés de ficar preocupado com o Dirty Money deveria se preocupar com o seu,faça algo aó invés de ficar fuxicando igual gay. Pelo que sabemos, se não ganhou nada com o skate e tb nunca fez nada pelo skate! Voce não passa de um atolado preguicoso

  22. Aqui é rua Avatar
    Aqui é rua

    Seguinte… sem os 60’s não teria os 70’s e 80’s e 90’s etc…. Tá certo. E cada um admira quem quiser.

    Sem perder tempo.
    Quero andar de skate agora, Tchau.

  23. Alberto Betão Avatar

    Realmente melhor matéria que li sobre o assunto até agora. Mandou bem no texto, grande e difícil de ler hahahahah mas está interessante.

    Eu, pequeno e desconhecido nessa história toda, assisti a tudo isso que aconteceu do meu mundo underground. Senti na pele tudo isso também assim como vocês todos.

    Lembro da Tia Marilda falando que mesmo com a crise nunca atrasou nenhum aluguel da Pista da Prestige.

    O jogo vira.

  24. Amaury Jr Avatar
    Amaury Jr

    O pior é a edição da 100% Celebridades do Skate, depois disso, nunca mais quis ver uma bosta de revista de skate. Nem a Tribo que sempre fez tipo de Homes, viveu de tanta pagação e nype como a 100% vive. Paraaa oh!

  25. Joel Avatar
    Joel

    Isso ae, está insatisfeito,faça algo ao invés de criticar! cada um faz o seu merchan!

  26. Roberto Justus Avatar
    Roberto Justus

    Estou pensando em fazer um programa de skate na televisão, o que vocês acham? Eu ganho grana mas vocês não, bom isso vocês já esperavam certo?

    Estou aprendendo fazer carving e ollie ja consigo também. Pulo dois skates. Com isso já consigo fazer um programa na TV.

    Estou procurando parceria.

    Roberto Justos $/:

  27. Osmaer Avatar
    Osmaer

    Monta junto com o Otário neto

  28. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    entao seu cu de burro, de ale martins martiniano, se e que vc existe, bundao!!! …c vc gosta de ser enganado e viver toda essa farsa o problema e seu, e os caras do skate pra mim, sao tds que fizeram essa historia do skate acontecer, desde o inicio nas epocas das ladeiras do Morumbi, Sumare e da geraçao Wave Park, isso em sampa e todas as revistas, desde a esqueite, pop, visual, yeah!, overall… e a parada e o seguinte, nao fica se escondendo, pode caminhar a hr que vc quiser!!! …seu cuzao, aparece filho da puta!

  29. Daniel Kim Avatar
    Daniel Kim

    nem precisa responder por aqui, pois nao entrarei mais, to la em sao berna direto, m tromba la, bundao!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *