topbanner

About Us

Biografia Campeão sempre campeão

11/8/2005

Poucas pessoas conseguem passar a vida carregando consigo um título, ou mesmo sendo carregado por um carisma pouco comum entre meros mortais. Antônio dos Passos Júnior é um desses que a vida sorriu para ele e o conduziu a circular pela terra, como um mito.

Nome: Antônio dos Passos Júnior
Nascimento: 25/06/65
São Gonsalo _RJ
Primeiro Campeão Brasileiro de Street Style,Skateboarder – Guará 87

Thronn, como é conhecido há anos, é sem dúvida nenhuma um mito da cultura do skateboarding tupiniquim. Um cara que, acima de tudo, é skate por si próprio, mesmo sem precisar andar e provar nada a ninguém. Seu nome ecoou além das pistas, campeonatos e sessions, indo abrigar-se na night, refúgio dos afortunados. Afinal, baladar é com ele mesmo, skatista até o talo e junk na essência. Sua carreira, como pro- skateboarder, acabou no final dos anos 80, sagrando-se o Grande Campeão do Street da década. Ousadia e muita base adquirida com anos na prática do estilo livre lhe garantiram a condição de ser o primeiro streeteiro a executar ollie flips nas sessions de rua. No circuito UBS 89, Thronn assinava a construção das rampas. Em 90, ele me convidou a investir em sua marca “Quality Street”. Amarelei, mas o Zé Gonzáles não, e a marca vingou. No final de 91, ele mudou-se para Recife-PE, onde montou uma loja de música e skate. O tempo passou e Thronn, de volta à capital paulistana, abriu um bar na Vila Madalena, Tambores de Jah; na seqüência, outro empreendimento noturno na Vila…

Chorão, outro grande parceiro, que sempre apoiou o “Mestre” (das bases, estilo…) convida-o a integrar a trupe, durante shows pelo Brasil. Neste ínterim, sucessivas viagens à América, para fazer compras, andar de skate, rever os brothers… De lá para cá é difícil dizer quantas vezes nosso guerreiro decolou e pousou nos States, com visto de 10 anos e muitos amigos por lá. Nésio (como eu o chamo) sempre que chega na Califa é recebido com festa e muita amizade por parte dos imigrantes. Ah! Ia me esquecendo que, além de “Mestre das Bases”, ele também é um guru na arte de fabricar bebidas exóticas, à base de ervas naturais. Suas alquimias já lhe renderam boas risadas, além de serem cantadas num verso pelo CBJ, e de serem presenteadas ao apresentador de TV Jô Soares. “Xota da Índia”, “Amansa Corno”, “Veneno do Cão” e “Pau Dentro”, segundo o próprio: “Basicamente, as bebidas são feitas com ervas, cascas e sementes de árvores, com poderes de cura medicinal. Toda a manipulação destas é feita por mim e a base deste aprendizado foi dos meus três anos de Pernambuco”, revela.

A “Intergorós” está desativada atualmente, mas o mago não fica só na manipulação de bebidas. Já participou da elaboração de músicas e também é fonte de expiração para tantos.

Recentemente, saiu uma entrevista dele na revista SKT. Ele também é reporter especial da revista Tribo Skate, onde registrou na edição nº118 a première do filme “Lords of Dogtown e Vans Pro Tec Party, tudo em solo californiano. Neste texto eu reforço o mito do meu brother Thronn, que sempre será um símbolo do street skate,da liberdade de expressão e símbolo da geração skatepunk dos anos 80. Leve, livre e solto como o ar que respiramos, assim é Antonio do Passos Júnior: “Uma vez campeão, sempre campeão, não posso fazer nada!”.

_Marcos ET

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone