topbanner

Take Off The Halter representa sangue novo no hardcore

Texto: César Carpanez
Revisão: Betão

O quinteto paulista TAKE OFF THE HALTER representa sangue novo no hardcore paulista.

O grupo começou suas atividades no ano de 2009, influenciado principalmente pelas bandas da cena californiana de punk rock e hardcore melódico e ainda, pelos principais grupos do cenário thrash metal das décadas de 80 e início dos 90.

A sonoridade produzida pelo grupo valoriza a mistura de riffs técnicos e vocais melódicos, levados por batidas rápidas e letras em inglês que abordam assuntos como aquecimento global, a manipulação da mídia e as guerras sem sentido.

Mesmo tendo sido formado na primeira metade de 2009, o TAKE OFF THE HALTER entrou em estúdio e gravou 6 faixas no Estúdio Norcal, simplesmente com o intuito de ouvir como as faixas ficariam. O resultado impressionou não somente a eles mesmos mas também muitos dos fãs da cena do hardcore melódico que haviam ficado orfãos quando a maioria das bandas brasileiras do estilo – salvo pouquíssimas exceções -optaram por alisar suas franjas e amaciar seu som para se encaixar nos padrões impostos pelas rádios e pelo colorido cenário emo. Neste quesito, o TAKE OFF THE HALTER não abre concessões e executa sua música com uma fúria que a tempos não se via em uma banda formada por jovens na casa dos 18 anos.

Com as músicas disponíveis em seu Myspace, os comentários positivos sobre o trabalho do grupo não pararam de chegar e o boca a boca os ajudou a receber convites para abrir shows de bandas que os influenciaram diretamente como NO FUN AT ALL, NOFX e DEAD FISH, mesmo com pouquíssimo tempo de vida e experiência de palco.

Com a ajuda de um produtor paulista, o TAKE OFF THE HALTER acabou transformando as 6 faixas gravadas em um EP chamado “We Took Off” em março de 2010 e pouco depois, passaram a participar de vários shows pelo estado de São Paulo e da capital até que foram convidados a abrir o show de outra de suas grandes influências, os americanos do A WILHELM SCREAM. Logo depois, sem a menor pretensão, acabaram por participar do concurso de bandas Lost Band Search (divulgado aqui, confira o link, textos e fotos. Clique http://www.thronnsk8mag.com/abraskadabra-ganha-o-lost-band-search/ ) e através de votos, chegaram ao 2o lugar.

Em julho de 2010 receberam um convite para licenciar seu EP de estréia para o selo japonês Bells On Records, um dos principais selos do estilo e que já lançou grupos como BELVEDERE [outra grande influência do TOTH], PMX e STRAIGHTAWAY. O lançamento está previsto para 15 de setembro de 2010 e em novembro, o quinteto foi convidado a abrir duas datas da turnê que os suecos do MILLENCOLIN farão pelo sul do Brasil.

No momento, Victor [vocal], Fernando [guitarra], Dan [guitarra e voz], Cauê [bateria] e Rafael [baixo] estão escrevendo as músicas que deverão fazer parte de seu primeiro álbum e ainda assim, continuam aceitando todas e quaisquer propostas de shows que aparecem. Pois é exatamente em cima de um palco, com seus respectivos instrumentos em punho, que a química entre estes verdadeiros representantes do atual hardcore brasileiro vira combustível para uma verdadeira explosão de energia musical.
www.myspace.com/takeoffthehalter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *