topbanner

Skate no Parque

Texto por: Eric Schneider

Revisão: Betão

Futuro do skateboard do Brasil

Futuro do skateboard do Brasil


A iniciação é muito importante

A iniciação é muito importante

Skate no Parque

Skate no Parque

Meu nome é Eric Vitor Schneider sou morador de São Paulo, mais precisamente na Zona Sul, tenho 28 anos, pai de um menino de 5 anos e skatista há aproximadamente 13 anos.

Fui influenciado na época pelo meu irmão mais velho e a rapaziada mais velha que já andava no bairro em que eu morava. Atualmente sou local da pista que fica na Avenida Águas Espraiadas, mais conhecida como Pântano ou AE! Nesse momento as sessões que mais me agradam são as do banks ou bowl. Tudo que tenha uma curva, um block, cotovelos e ou uma transição pra brincar. O barulho de um block quando se faz um carvingrind é alucinante, ou quando se usa um cotovelo para passar voando.

Mas também não deixo de brincar no street, tudo depende da vibe da sessão ou do brother que normalmente te acompanha, sou adepto do estilo for fun! Corri até hoje apenas um campeonato, foi no Rio de Janeiro, de banks e fui mais pela trip do que pelo evento em si. Comecei andar nesse pensamento e sigo com ele até hoje, quanto à evolução… deixo que ela siga sua ascensão com naturalidade, o importante é a diversão e a confraternização com os amigos.

Desde 2004 venho trabalhando com eventos de skate, atuando na comissão técnica, organização, como prestador de serviços em algumas entidades esportivas. Só neste ano se não me engano foram 8 campeonatos realizados! Competições realizadas para as categorias de base e profissional.

Desde 2009 estou trabalhando em um projeto sócio-esportivo na pista do antigo presídio do Carandiru, Zona Norte de SP, conhecido atualmente como PARQUE DA JUVENTUDE, monitorando aulas de skate dentro do parque, projeto que existe desde 2008.

Amizade e skate é a combinação perfeita

Amizade e skate é a combinação perfeita

Um dos mestre do street style brasileiro, Wilson Rosa(A.k.A.Neguinho)segundo da direita

Um dos mestre do street style brasileiro, Wilson Rosa(A.k.A.Neguinho)segundo da direita

O projeto se chama SKATE NO PARQUE, ele é realizado pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE SKATE ( www.fpsk8.com.br ) atualmente entidade presidida pelo Prof. Roberto Maçaneiro, junto a Secretaria de Esportes Lazer e Cultura e o Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que o projeto atualmente se encontra em fase de renovação não por parte dos realizadores, tendo seu contrato vencido em setembro deste ano.

O projeto é considerado inovador e pioneiro porque seu atendimento vai muito além das aulas de skate ou da orientação direcionada aos praticantes, pois conta com uma equipe multidisciplinar que atende os alunos inscritos nas aulas/turmas de skate semanalmente, assim como qualquer skatista que freqüenta a pista também. Nessa equipe temos a disposição dos Skatistas os seguintes profissionais: Professor de educação física, médico, fisioterapeuta, psicólogo e monitores.

Nomes como Wilson Rosa “Neguinho da Anarquia!”, Francisco Presotto “Cisco”, Bruno Filgueiras, atuaram esse ano neste projeto que vem firmando cada vez mais sua identidade cultural dentro do parque, tendo grande destaque entre as modalidades e projetos esportivos que ali são desenvolvidos, como kick-boxing, taekowndo, danças e etc.

Diante dessa realidade aproveito a oportunidade para dizer em nome de toda a equipe que realizou esse fantástico trabalho nossas grandes expectativas de que ele continue a acontecer nos próximos anos.

Minha principal meta é finalizar meu curso de educação física, dando seqüência no meu processo de aperfeiçoamento, tirar do papel alguns projetos pessoais, dar continuidade aos já existentes e claro como a maioria dos skatistas, cada um dentro da sua “veia” do mercado, quero continuar a colaborar para o crescimento do nosso esporte, a viver com os frutos do meu trabalho.

Segue mais fotos do projeto e meus agradecimentos a você Thronn por ter me dado a oportunidade de apresentar nosso trabalho e usar seus meios de comunicação para divulgar e nos ajudar a continuar nessa grande corrida para o crescimento do e no skate em nosso país.

21 Responses to Skate no Parque

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone