topbanner

Queremos uma melhor pavimentação das ruas

O asfalto que não é liso: pedras no caminho

Por quê os políticos e administradores públicos não fazem as coisas com capricho? Por quê há 20 anos sofremos com asfalto de má qualidade nas vias? Por quê essa falta de qualidade nos detalhes finais? Por quê o acabamento é esquecido? Por quê eles esquecem daquele toque final? Todas as pessoas da cidade sofrem com isso porque o lazer não se torna pleno.

As pessoas querem caminhar, fazer uma corrida, usar a rua para andar de skateboard e o asfalto de má qualidade não é aquele “tapete” que tanto queremos. Até quando isso vai acontecer?

Sonhamos com um asfalto mais liso que permita velocidade

No início dos anos 90 durante a terceira onda mundial do skateboard, os skatistas andavam de skate principalmente nas ruas, em praças e praticamente não existiam pistas de sk8brd como hoje. A vizinhança normalmente reclamava, alguns vizinhos mais radicais e trogloditas quebravam nossas rampas. E essa onda de skateboard foi minguando junto com a recessão da economia mundial na época e aqui no Brasil (plano Collor) o skate virou marginal novamente.

Com isso até o comportamento dos skatistas que construíam, colocavam as rampas e montavam o circuito de obstáculos para passar o dia andando de skate sumiu. Andar de skateboard ficou difícil e uma pressão social nasceu, a cobrança de ter que ocupar o tempo com coisas “normais” como trabalhar em uma empresa como um banco privado fez com que os skatistas perdessem contato com as pessoas da Tribo. O sonho de trabalhar com skateboard sumiu.

Vou contar um detalhe dessa história para ilustrar, em Osasco no final da rua de uma vila estava quase pronto o Ginásio de esportes e ao redor teria um estacionamento grande e vias de acesso que seriam asfaltados. Esse ginásio fica ao lado da ladeira onde aconteceu diversas etapas de campeonato de donwhill slide, o DRS (downhill for real skaters) organizado pelas meninas do sk8 a Reine e a Bel Aranha com apoio do skatista de alma Miguel Subires que foi o presidente da Associação de Skate de Osasco.

Mesmo com rodas macias de dureza 95A é muito difícil

Com o asfalto do estacionamento a felicidade junto com uma esperança voltou para os skatistas locais porque eles imaginaram que iam ter um espaço com asfalto liso para colocar rampas e obstáculos para praticar o skateboard novamente. E ainda iam sair da frente das casas das pessoas e deixar de fazer barulho ou incomodar os incomodados.

O asfalto chegou, a prefeitura pavimentou o local mas nem tudo é um mar de rosas ou como disse o Cesinha Chaves no filme Vida Sobre Rodas citando a frase de Batman e Robin: “Santa inocência Batman”.

O asfalto utilizado ali tinha péssima qualidade, cheio de pedras, áspero, “tosco”, horrível e não permitia usar para skate. Nem para àqueles vizinhos que queriam usar o espaço para fazer caminhadas o asfalto ajudava porque tinha muita pedra com areia, ao mesmo tempo que escorregava era perigoso de tão áspero e tropeçar ali é muito facil.

É como os secretários de obras estão com a qualidade: devagar

Ufa! (Respirar fundo e soltar a indignação) Essa indignação permanece até hoje. Outro exemplo rápido na mesma cidade. Recentemente a prefeitura inaugurou a pista de skate de Osasco, os skatistas agradecem mas não entendem porquê a pista de skateboard não recebeu o acabamento? Por que o secretário de obras não cumpriu o projeto e finalizou a obra com a QUALIDADE ESPERADA? Por que os responsáveis públicos por asfaltos nas vias ou construção de pistas de skateboard não fazem o trabalho com a qualidade esperada? Por quê? Por quê? Por quê?

Fica aqui registrada a indignação de pessoas que vivem na cidade, de cidadãos comuns e de skatistas.

*obs: Salvo exceções como responsáveis pelos CEUs de São Paulo e a pista de skateboard e São Bernardo do Campo que estão num padrão respeitável.

Olha a textura do asfalto com as pedras em evidência. Precisa melhorar.

One Response to Queremos uma melhor pavimentação das ruas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone