topbanner

O Pai do Skateboard

por Thronn texto e fotos tiradas da tela na premiere da Poweredge mag

Sempre tivemos uma questão corroendo nossas cabeças. Quem realmente inventou o skataboard? Agora sei exatamente quem foi. O pai do skateboard foi exatamente Larry Steverson, ele inventou o skateboard ao observar a molecadinha de patinete correndo pelas calçadas de Venice Beach na Califórnia.

o Pai do Skateboard

Larry nasceu em 22 de dezembro de 1930, e é filho de Inez kiem e Leonard Steverson. Após o highschool (ginásio) ele entrou no exército como mecânico e serviu na guerra da Coréia. Depois que terminou seu trabalho naquela guerra ele voltou para Santa Monica College na Califórnia e começou a praticar natação.

Nesse esporte ele descobriu o pólo aquático e foi considerado um dos melhores jogadores. Ganhou todos os campeonatos de natação na modalidade peito e deteve recordes por muitos anos. Seu recorde foi quebrado há pouco tempo. Com esse talento ganhou bolsa de estudo e foi pra universidade USC.

Nos anos 50 ele começou a trabalhar como salva vidas da praia de Venice Beach para a cidade de Los Angeles. Um dia sentado no posto de observação vendo a molecadinha com patinetes deslizando no estacionamento e pela calçada, teve a brilhante idéia de fazer uma prancha que deslizasse no chão!

Quando estava na guerra ele visitou o Hawaii, frenquentou uma praia chamada Makaha. Depois de muitos anos vividos nessa praia, ele usou o mesmo nome e fez a primeira marca de skate no mundo Makaha skateboards.

Ele teve o primeiro skate montado em 1963, nesse ano originou a primeira equipe de skatistas e fez o primeiro campeonato. Bruce Logan, Woody Woodward, Danny Bearer, Scott Archer, Gregg Carroll, John Fries, Joey Saenz, George Trafton Jr. e Squeek Blank.

Pelo amor ao skateboard ele publicou o evento na revista Surfguide e continuou a fazer matérias para essa revista. Montou o primeiro skate e patenteou o kicktail(rabeta com inclinação) em 1969. Ele achou melhor o tail inclinado para fazer as manobras.

No ano de 1971 ele inicia parceria com Bruce Logan e formam uma equipe de feras do skateboard da época que eram: Brad Logan, Robin Logan, Tony Alva, Jay Adams, Torger Johnson, Bob Biniak e WentzlRuml.
Nos ano 80 ele publicou a Poweredger que durou até anos 90. Esse cara é super herói do nosso esporte tem uma vida muito nobre e com a idade que tem vive tranquilamente cuidando do seu mal de Parkinson, mas ele não parou e continua envolvido com a Makaha Skateboards e a revista Poweredge.

Estas duas companhias voltaram com força total. Agora é o filho do Larry Steverson que está no comando, longa vida à Makaha.

E agradeço de coração por ter inventado esse divisor de águas para nossas vidas. Skateboard eternamente na alma e no coração.

Revisão de Texto: Alberto Betão

6 Responses to O Pai do Skateboard

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone