topbanner

Nova Iguaçu, a 1˚Sk8Park do Brasil.

35 Anos de Suor, Sangue, Lagrimas e Luta !!!

Por Edson Andrade 47 anos de idade, mais de 30 de Skate
Jornalista, Publicitário e Produtor de Eventos há mais de 20 anos

Foi em 1976 em plena ditadura militar onde jovens da Baixada Fluminense, mais precisamente de Nova Iguaçu, fundaram a primeira entidade do skate nacional com a, Associação Skateboard de Nova Iguaçu. Naquela época apenas alguns bairros da periferia tinham suas ruas asfaltadas e foi em um bairro do outro lado da Via Dutra (Esplanada) que estava com asfalto “novinho em folha”, que este jovens se reuniam para descer suas ladeiras. Depois de organizada, foi a vez de dar um passo maior, liderados por Sergio “China” Alexandre,este grupo, inspirados pela constante evolução do skate nos Estados Unidos, observada somente através de revistas americanas mensais, tiveram a feliz idéia de levar um projeto de autoria do sempre ele, “China” para a construção de uma pista na praça que estava sendo construída na cidade. O então diretor de obras, Henrique Reina, após ver as revistas e o projeto, comprou a idéia, levando para o prefeito, João Batista Lubanco, que no fim de mandato, autorizou e financiou a construção da pista, presenteando o município e sua comunidade, sem ter a noção que estava entrando de vez para os anais da historia do esporte, que atualmente somente perde em praticantes para o futebol. Sem ter noção da envergadura o projeto saiu do papel e em 04 de dezembro de 1976, foi inaugurada a primeira pista da America Latina.

Já em julho de 1977, Cesinha Chaves, organizou lá o primeiro campeonato de pista. Nos anos 80 foi a vez do Fernando e Manel da Arquipélago mover a cena, já em 90 a pista teve o seu maior evento até os dias de hoje organizado pelo Jornal Adrenalina News, promovido pela Radio Fluminense e patrocinado pela Dinâmica (Brahma) e Nosso Fruto, realizaram uma copa de skate amador e instalaram um telão de aproximadamente 10 metros quadrados exibindo filmes de surf e skate, lotando a praça de dia e de noite mesmo debaixo de chuva, que já levava o nome de praça do skate. Nos anos 90, dois eventos que merecem ser citados foram: Maioridade Pista de Skate e o S.0.S Pista. Já pelos anos 2000 alguns eventos foram realizados como a visita do Maior nome do skate brasileiro, Bob Burnquist, organizado pelo Maurinho( Bob nasceu no mesmo ano em que a pista foi construída) e a comemoração do aniversario da pista em 2006, organizada pelo Andre Gordo. Depois deste período ocorreram alguns pequenos eventos organizados pelo Ugry e agora em 2011 foi a vez do 35º da Primeira – Encontro de Gerações, onde reuni skatistas de varias faixas etárias em uma grande celebração no domingo e que após este evento, acabou despertando a mídia para a iniciativa daqueles jovens que não imaginavam que hoje definitivamente colaboraram para o skate brasileiro chegar aonde chegou.

Da primeira geração da pista, juntamente com China, podemos citar também Daniel, Quinzinho, Alemão, Shape, Dilinho, Maninho e Mansur entre outros. Em 1980 foi a vez de Chato, Delminho, Paulumba, Mancha e os Amaral. Nos anos 90 foi a vez de Kill, Gugui, Pipoca,Tobias, Pedrinho, Eladio, Careca, Lester, Gordo e Caverinha, dominarem a cena. No ano 2000 foi a vez Ugry ser o maior nome conseguindo brilhar entre os profissionais do estado. E atualmente Felipe Ribeiro. Além da Galera local citada não podemos esquecer do Guto Jimenez, Come Rato, Alexandre Calmon, Flavio Badenes, entre outros que também ao longo deste anos, aperfeiçoaram suas performances em suas transições suaves e contribuíram.

Porém nem tudo são flores nestes 35 anos onde a pista apesar de ser a Primeira da America Latina continua sem seu devido valor por parte de diversas administrações durante este longos anos. Por esta razão decidi redigir um abaixo-assinado que tem como objetivo reivindicar juntos as 03 esferas de poderes públicos de nossa nação, iniciativas pela revitalização desta pista que já é um patrimônio histórico. Ela não precisa de títulos burocráticos de tombamentos, para encher o ego e promover pessoas e a seguir ser novamente esquecida pelo poder público, mas ações verdadeiramente eficazes como segue algumas que citei abaixo:

01-Reforma do piso que está cheio de rachaduras e buracos.
02-Iluminação precária, já que andar a noite a visão fica prejudicada.
03-Banheiros, já que por não existirem os homens urinam nos muros e postes levando ao constrangimento dos moradores e transeuntes e também outro para as mulheres, que na falta procuram um posto de gasolina ou as clinicas médicas próximas.
04-Um posto policial já que tem aumentado os casos de roubos e furtos além do tráfico de drogas no local.
05-Um quadro de funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção da praça.
06-Um local adequado para estes funcionários, guardar os equipamentos de manutenção e produtos de limpeza.
07-Uma equipe de professores formados em educação física e com experiencia na modalidade para realização de oficinas de aprendizado para crianças e adolescentes.

Como podem perceber, estas são algumas ações necessárias. A pista não precisa de títulos ou somente um dia comemorativo, ela já é reconhecida com a Primeira Pista da America Latina pela sociedade e pela comunidade do sk8 em nosso planeta, precisamos sim de ações eficazes.

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21697
Assinem e compartilhem a luta não é somente minha é de todos que amam este espaço !!! Skate na Veia !!!

Sds … Edson Andrade !!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone