topbanner

God Save The Visionary Man

Por (Thronn)

Malcolm McLaren chamou a atenção do publico da Inglaterra em 1976, ao transformar rapazes malcriados na maior banda de Punk Rock do planeta.
malc2_1612472c
Com o Sex Pistols ele traçou uma nova ordem no Rock ‘n’ Roll, que estava chato e sem atitude. Muita heroína, lembranças da Guerra do Vietnã e psicodelismo lisérgico. Não demorou muito para o Sex Pistols virar um ataque dentro do rock, chocando com sua roupagem, visualmente super agressiva e anti sistema, eram vistos como a maior ameaça aos puritanos e suas vizinhanças.
malcolm-mclaren

Com 18 anos Malcolm McLaren entrou na escola Harrow Art School, onde conheceu a designer Viviane Westwood e com ela perdeu sua virgindade. Foi nesta mesma época que conheceu Steve Jones e John Lydon a quem mais tarde ajudaria a formar o Sex Pistols.
Mclaren foi um anarquista e tinha o dom de agitar a galera. Como líder nato de alguns distúrbios juvenis, era totalmente contra o sistema e sempre estava ao lado das minorias. Gênio como era, sempre estava ligado à protestos nas faculdades inglesas, pixações e panfletagens. Ao final, ele criou os mandamentos do punk autêntico na época: “Seja criançola; Seja irresponsável; Seja irreverente; Seja todos os ódios desta sociedade.”
Em 1971 teve um filho com Vivane de Westwood e montaram uma loja muito louca em Londres que vendia material pornográfico. Em uma visita a New York ficou boquiaberti ao ver de perto os Glam Metal Rockers, com suas botas de salto alto, roupas coloridas e cheias de brilhos, muita maquiagem, fazendo seu som e curtinado a vida. Mclarem monta o New York Dolls, que não teve sucesso na época, e voltou pra Londres e deu início ao que seria o Sex Pistols, com Steve Jones na guitarra e Lydon, que passou a ser conhecido como Johnny Rotten (algo como Joãozinho Podre) no vocal.malcolm
Esse cara, Malcom McLaren, com certeza e responsável por todo esse movimento da musica de esquerda e mostrou a diferença entre o heavy metal com suas ilusórias e muito solo de guitarra, com o punk rock que é um som de protesto contra as coisa erradas dos sistemas políticos e da humanidade. Foi o príncipio do “do it yourself.”. Tudo que a gente ouviu de punk rock e hardcore veio dessa raíz, única e exclusiva .
Podera ficar aqui falando dele e de seus mérito, mas acho que o principal seria agradecer por ele ter existido e me ajudado a não ser um idiota, apático e imbecil. Sigo a risca o lema que o mestre deixou: Faça você mesmo – e não se faça!
Descase em paz mestre.
Detalhe: conheci a Viviane Westwood uma vez. Ela sempre foi considerada a rainha da moda underground e tive a oportunidade de fazer um ensaio fotográfico usando peças criadas exclusivamente para esse trabalho. Foi publicado na extinta revista Zoom.
Revisão: Rodrigo K-b-ça

lgpp0381+sex-pistols-collage-sex-pistols-postercs_photo03
rip-malcolm-mclaren

2 Responses to God Save The Visionary Man

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone