topbanner

BR1- SKATE FILM FESTIVAL

BR1- SKATE FILM FESTIVAL

** 1o Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil exibe filmes inéditos
**de 14 a 20 de setembro, no Cine Olido

O 1o Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil – BR1- SKATE FILM FESTIVAL – acontece de 14 a 20 de setembro, no Cine Olido (SP). O evento segue a mutação inspiradora do skate, que hoje é o segundo esporte mais praticado no Brasil, e leva para tela do cinema o que a principio só poderia ser visto nas ruas de diversos lugares do mundo.

Na programação, filmes inéditos no Brasil como Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch de Pete Koff, documentário que celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade, em Hick on Sticks de Soren Johnstone, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá, no verão de 1999, que mudaria o rumo de suas vidas.

Também poderão ser vistos pela primeira vez no país os curtas Skateistan: To live and Skate Kabul, de Orlando von Einsiedel, e INDONESI’AM, de Sébastien Abes. O primeiro mostra que mesmo num país com vários problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças e jovens locais, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável. Já o segundo relata um grupo de skatistas franceses que viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também praticam o esporte. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras.

O BR 1 Skate Film Festival traz ainda filmes nacionais como Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro, filme inédito em SP, que mostra o skatista profissional Dalua em busca do título mundial de “Skate downhill”, Vidas Sobre Rodas, de Daniel Baccarol, conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos e foca na trajetória dos skatistas: Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Crsistiano Mateus; Dirty Money, de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho, retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate e Re:Board, de Alexandre Cruz “Sesper”, que mostra a arte de shapes na total interação entre arte, estilo de vida e skate.

Os registros dos principais campeonatos e pistas de skate da década de 90 também poderão ser vistos na Retrospectiva, que traz a série Silly Society, do skatista profissional Cristiano Mateus e que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas.

Para completar a programação, três programas de Curtas contemplam vídeos inscritos no site do festival e selecionados pela comissão julgadora. O skatista Laurence Reali, falecido recentemente, recebe uma homenagem no programa Curta 1.

Com a curadoria de Alex Andrade, Anderson Tuca e Cecília Mãe, o BR1- SKATE FILM FESTIVAL – 1o Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil é realizado pela ATTi Comunicação e Ideias e Kinopédia, Apoio do Departamento de Expansão Cultural e Galeria Olido e parceria da Vibe Skateboards, MTV, Lado B Digital Films, Cemporcentoskate, VISTA e Highlight Sounds. A arte do cartaz foi assinada pela artista Silvana Mello.

Serviço
BR1 SKATE FILM FESTIVAL – 1o Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil

Quando: De 14 A 20 DE SETEMBRO

Onde: Cine Olido – Av. São João, 473

Entrada: R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia).

Classificação indicativa: LIVRE

Mais informações: www.brskatefilmfestival.com.br

*** Veja a Programação Completa e as sinopses dos filmes***

Dia 14/09 – sexta-feira

15h – SILLY SOCIETY – episódio 0 (60’), Cristiano Mateus
17h – PROGRAMA CURTAS 1 *
19h – HICKS ON STICKS (115’), Soren Johnstone

Dia 15/09 – sábado

15h20– PROGRAMA CURTAS 2 *
17h – SILLY SOCIETY – episódio 2 (60’), Cristiano Mateus
19h – VIDA SOBRE RODAS (108’), Daniel Baccaro

Dia 16/09 –domingo

15h – PROGRAMA CURTAS 3 *
17h – SKATEISTAN: TO LIVE AND SKATE KABUL (10’), Orlando Von Einsiedel + RE: BOARD (75’), Alexandre “Sesper” Cruz

Dia 18/ 09 – terça- feira

15h – PROGRAMA CURTAS 1 *
17h – SILLY SOCIETY – episódio 4 (60’), Cristiano Mateus
19h – SUPERCHARGED (56’), Pete Koff + sessão PLUS: SINERGIA (25’), de Bruno Inhudes e Mario Jorge Hermani

Dia 19/ 09 – quarta-feira

15h – PROGRAMA CURTAS 2 *
17h – PARANOID PARK (90’), Gus Van Sant
19h – INDONESI’AM (25’), Sébastien Abes + DIRTY MONEY (48’), Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho

Dia 20/ 09 – quinta-feira

15h – SILLY SOCIETY – episódio 6 (60’), Cristiano Mateus
17h – PROGRAMA DE CURTAS 3 *
19h – DALUA DOWNHILL (88’), Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro

Os Programas de Curtas 1, 2 e 3 contemplam vídeos inscritos no site do festival e selecionados pela comissão julgadora. A lista final dos vídeos selecionados pode ser conferida no site :
www.brskatefilmfestival.com.br

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS:
Vida Sobre Rodas (Brasil, 108 min, 2010), de Daniel Baccaro
O filme “Vida Sobre Rodas” conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos. A trajetória de quatro representantes desta modalidade no país é retratada, desde os tempos de marginalização do esporte até a sua consagração. Nomes como Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Lincoln Ueda e Cristiano Mateus representam uma geração que chegou ao topo do skate no mundo.

Dirty Money (Brasil, 48 min, 2010), de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho
Retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate. No começo dos anos 90 a indústria do skate faliu após o Plano Collor. Motivados pelo amor ao skate e uma atitude “faça você mesmo” alguns amigos, adolescentes na época, se juntaram e lançaram um vídeo caseiro que mudaria as suas vidas para sempre. A fita se chamava “Dirty Money”. Formavam aquele grupo de amigos, nomes com Fábio Cristiano (atleta NikeSB), Alexandre Vianna, Márcio Tarobinha, Bob Burnquist, entre outros.

Re:Board (Brasil, 75min, 2009), de Alexandre “Sesper” Cruz
O documentário RE:BOARD registra depoimentos de skatistas e colecionadores de shapes, desde os anos 70, em parceria com os artistas que formataram a estética do esporte. Nomes como Alex Hornest, Alexandre Vianna, Arthur Vicente, Billy Argel, Binho, Bruno Leonardo, Danielone, Fabio Ahmad, Fabio Bolota, Felipe Motta, Fernando Frazi, Flavio Samelo, Giuliano laruccia, Jorge Kuge, Lecuk, Magoo Felix, Marcelo Barnero, Marco Ubaldo, Marcola, Nilton Neves, Ragueb Rogério, Ratones, Ricardo Pingüim, Roger Mancha, Speto, Tinho e Thronn deram sua contribuição à pesquisa, que é um mergulho na total interação entre arte, estilo de vida e skate

INDONESI’AM (França, 25min, 2008), de Sébastien Abes
Um grupo de skatistas franceses viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também praticam o esporte. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras. . (Inédito no Brasil) . * Melhor filme internacional nos festivais: “The Skateboarding Film Festival 2008” e no “Element Skateboards audiovisual awards 2008”.

Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch (EUA, 2008), de Pete Koff
Documentário celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade. (Inédito no Brasil)

Hicks on Sticks (Canadá, 117min, 2012), de Soren Johnstone
No verão de 1999, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá que mudaria o rumo de suas vidas. Eles viajaram mais de 1.800km numa van antiga, fizeram mais de 8 shows em 11 dias, inspirando jovens e crianças com as apresentações da banda e skate. O filme traz imagens da turnê, com depoimentos atuais, mostrando as dificuldades e os laços de amizade que eles construiram durante todos esses anos.
** Vencedor de melhor documentário no Newport Beach Film Festival 2012.

Skateistan: To live and Skate Kabul (UK, 9min, 2011), de Orlando von Einsiedel
Num país com inúmeros problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças locais, além de plantar uma semente cultural, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável.

Dalua Downhill (Brasil, 88 min, 2012), de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro
A jornada de Douglas Rodrigues de Souza, o Dalua, em busca do título mundial de “Skate downhill”. Durante 2 anos, o filme acompanha o atleta gaúcho pelos cinco continentes, revelando que, para além das competições, existe uma história de garra, paixão, pressão e dor. ** Estreia em São Paulo

PARANOID PARK (FRANÇA/EUA, 90 min, 2007), de Gus Van Sant
Paranoid Park é o paraíso dos skatistas onde os jovens se encontram. Alex decide ir ao local sozinho e lá conhece outros skatistas. Ele aceita o convite de um deles para subir em um trem de carga, sem imaginar o problema que teria.

RETROSPECTIVA
Silly Society, de Cristiano Mateus
O skatista professional Cristiano Mateu registrou os principais campeonatos e pistas de skate da década de 90. Esse registro está na série Silly Society que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas. As gravações foram feitas em VHS.
Silly Society – Episódio 0, de Cristiano Mateus (Europa e Brasil , 56’, 1993)
Euro Tour, Secs Street Pro, Campeonatos Amadores EUA, Entrevista Chaves, Sessions, Banda Tube Screamers, tombos, skater Of do Ano Márcio Tarobinha, Entrevista Sorriso, Etapa amador Ibirapuera, Banda Head Pain, Playcenter campeonato amistoso

Silly Society – Episódio 2, de Cristiano Mateus (Brasil , 58’, 1994)
Campeonato amador, Ponta Grossa, Tamboré, A volta do capacete, Entrevista Élcio Silva, Inauguração da Drop Dead Skate Park, Entrevista Eduardo Fernandes o “DÚ”, Festa do Movimento na ZN, Banda: Garage Fuzz, Chegados, Manos e Camaradas, Entrevista Bob Burnquist, O que os Pros Fazem além de andar de Skate, Mini ramp Jacareí, Free Session Curitiba

Silly Society – Episódio 4, de Cristiano Mateus (Brasil , 60’, 1994)
Campeonato Street Pro Araraquara, Aricanduva, ibirapuera, Sesc interlagos
campeonato Pro Vertical, feira de esportes Pelé; new shots com Márcio Conrrado, Sérgio Yuppie, Harold Carabetti, José Eduardo “Anjinho”, Trick; Propaganda de refrigerante, Quem é de quem, novas marcas, New pros, Entrevisa Pro Fábio Frugis “Anjinho”, David Toledo, Digo Menezes, melhor atleta de 94, Pista da Saúde, Hang-Up, Gincana do Gugu, Banda Anjo dos Becos

Silly Society – Episódio 6 , de Cristiano Mateus (Usa/Canada/ Brasil , 50’, 1995)
Demo UD. Jacareí, Vitória, Feira de Santana, Circuito ZN DowHill, Snowboarding, Slam City Jam 95, Club House Skate Park, Campeonato Amador e Profissional Prestige, Tombos, Entrevista Ferrugem, Campeonato amador Vitória, Jacareí, Feira de Santana, Entrvista Lincoln Ueda, Pistas: Parque Arariba, Urca, Lauro Miller, Rio Sul, Kao Tai, Tricks

PROGRAMA CURTA SKATE
Seleção de curtas nacionais e internacionais, divididos em dois programas de aproximadamente 1h30 cada: Programa 01, 02 e 03

PROGRAMA CURTAS 01
TOTAL: 105 MINUTOS
Total: 12 curtas

LAURENCE REALI FOREVER, DE DIOGO RAMOS DE OLIVEIRA “GEMA”(SP, 8’, 2012,)
Uma homenagem do diretor a um grande skatista e amigo Laurence Reali, que faleceu no dia 07/07/12. Imagens de quando o diretor conheceu o atleta, arquivos de amigos e uma footage inedita em hd com muito skate técnico.

VÍDEO HOMENAGEM A LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP. 3’, 2012)
Homenagem ao skatista profissional Laurence Reali, natural de Guarulhos (SP) que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

SKATE PARADISE – ESPECIAL LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP, 12’, 2012)
Programa especial em homenagem ao skatista profissional laurence reali,natural de Guarulhos – SP, que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

CHRIS HASLAM NO BRASIL, DE ALEX KUNDERA (SP, 15’, 2011)
O canadense Chris Haslam, um dos maiores skatistas do mundo, conheceu e explorou diversos picos brasileiros durante 12 dias, na companhia dos integrantes da equipe brasileira da globe.

JOY, DE PABLO AGUIAR E MARCOS RIBAS (BALNEARIO CAMBURIÚ, 7′, 2012)
O projeto Joy foi produzido em apenas 1 dia na cidade de São Paulo e filmado em duas sessões com o intuito de mostrar os laços de amizade presentes na vida de um skatista.

UNDERGROUND STYLE ESPECIAL 05, DE GIAN NACCARATO (SP/SP, 22′, 2010)
Vídeo de skate. Com Andre Genovesi, Diego Chaverinho, Rodrigo Gerdal, Sandro Sobral E Andre Manto, Marcelo Formiga E Alexandre China

IN LAKE’ CH, DE GABRIEL NEVES E FERNANDO BELLA (SP, 3′, 2012)
A cidade de São Paulo vista sob a ótica de uma skatista que vaga por suas ruas. Observando a rica diversidade e as contradições de seus personagens. o termo in lake’ch significa “eu sou outro você” no idioma maia.
INAUGURAÇÃO DO PARQUE DE MADUREIRA – TATU SKATEPARK., DE DIOGO SOUZA JR (RJ, 10’11”, 2012)
Parque que abriga uma das melhores pistas de skate do Brasil e que recebeu o nome de um dos skatistas mais importantes, o carioca Jorge Luiz De Souza “Tatu”.Com Raphael Indio,Alessandro Ramos, Rennê Nunes, Julio Tio Verde, Etc
SONHO FLUTUANTE, DE THOMAS LOSADA (SBC/SP, 5′,2010)
Um dia lindo de sol, o skatista tem um dia difícil. Para esquecer, ele acaba bebendo todas e tendo uma grande ilusão. Com Vanderlei Arame/ Allan Carvalho

A VERDADEIRA CREW, DE ALEXANDRE CHARRO E DU BELUCO (SP/ABC, 5’, 2011)
O filme mostra só mais um grupo vivendo a rotina diária do rolê que no fim do dia vão ao encontro da verdadeira crew. O skate é o esporte individual mais coletivo do planeta.

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A RUA, DE EDUARDO RAMOS E MARCOS DIAS (SANTA MARIA/RS, 5’34”, 2012)
Um recorte do cotidiano de alguém que gosta de andar de skate na rua. Com Yago Trevisan
UMA DÉCADA DE SKATE MATRIZ, DE MARCUS CIDA, CEZAR GORDO E RODRIGO TX (BRASIL. EUA.CHINA.JAPÃO, 14’, 2012)
Uma década de skate da Matriz, mostra a trajetória dos amigos Cezar Gordo, Marcus Cida e Rodrigo TX, que começaram com a produção de vídeos de skate para apresentar os novos skatistas talentosos da época e com o tempo sentiram a necessidade de abrir uma verdadeira skate shop. Com Luan De Oliveira, Cezar Gordo, Rodrigo Tx, Gui Zolin, Marcus Cida, Carlos Iqui E Diego Garcez E Marloi Dal Pozzolo

PROGRAMA CURTAS 02
TEMPO: 93 MINUTOS
Total: 11 curtas
É NOIS, SUBINDO A LADEIRA, DE ELOY FIGUEIREDO (SP, 20′, 2010)
Skatistas em movimento pela cidade, falando sobre sua paixao pela prática do downhill skateboard, e questionando as regras atuais do mercado que envolve um dos esportes mais praticados no brasil, skateboard. Com Zequinha Rapanelli,Paulo Paztel

PATA DE PERRO, DE DIANA GARAY (MÉXICO, 12′, 2012)
Leon é um homem que perdeu seu sonho de juventude: ser um skatista pela vida inteira. Quando ele

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone